Bem-estar e segurança

A Racional Tecnologia, quando iniciou suas atividades no ramo de automação condominial, moldou o seu leque de serviços voltados à segurança, pensando na qualidade de vida dos seus clientes. Hoje, mais do que nunca, a segurança continua sendo o grande mote nos serviços oferecidos; mas como será que a sensação de bem-estar está se comportando?

A implantação de uma portaria virtual, por exemplo, requer a introdução massiva de tecnologia e de normatizações de segurança. A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos, contudo quando aliada à segurança precisa ser alicerçada em regramentos.

Na efetivação da portaria virtual se constrói juntamente com o condomínio um conjunto de normas necessárias para o funcionamento seguro do novo empreendimento. Muitas das normas novas implantadas são realmente novas, ou seja, não eram seguidas anteriormente pelo condomínio. Neste sentido, à medida que se estabelece procedimentos novos, se alteram os costumes locais com a maneira costumeira, com o famoso “jeitinho”, gerando resistência ao novo processo. Transformando paradigmas.

Mas, afinal, o que buscamos? Tecnologia? Tecnologia e segurança? Ou, até mesmo, somente segurança?

Hoje em dia a tecnologia é o maior aliado da segurança, sendo indissociável, ao ponto de deixarmos a intervenção humana atuar somente após a utilização da tecnologia em diversas camadas.

A característica mais importante da tecnologia é a imparcialidade, em que se estabelece o pode ou não pode, jamais o “vejamos” ou “talvez”.

No lado oposto da introdução de tecnologia e do estabelecimento de normas, está a insegurança, esta que, muitas vezes, vem representada na forma de violência e tem um custo social e econômico enorme para todos.

Afinal, se as normas e tecnologia juntas trazem segurança, seria correto afirmar que o bem-estar vem aumentando? A segurança traz prazer?

Neste sentido a quebra de paradigma é necessária, para que possamos inferir que o bem-estar gerado pela introdução de normas e tecnologia é enorme, principalmente porque abriga dentro da forma de atuação impessoal as pessoas que estão diretamente relacionadas ao nosso círculo familiar ou de negócios.

Os métodos são estabelecidos, a tecnologia implementada, mas o sucesso de todo o processo depende do engajamento real do usuário do sistema, o que nos remete à máxima que “A segurança é um processo de todos.”

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.